- Ano: 2015
Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Pequena com um Grande Terraço é um exemplo de um grande espaço externo numa pequena residência urbana inserida num terreno em Tóquio. Através do processo de concepção desta casa, nós tentamos provar que a existência de um espaço externo privado era importante para fazer uma diferença crucial na qualidade de vida dentro da casa, assim como obter várias possibilidades de atividade externa.
A primeira coisa que decidimos foi ter um espaço aberto próximo à parte principal da residência, e conectá-los com grandes aberturas. Grandes janelas, necessárias para tornar espaços internos mais amplos, bem iluminados e arejados, são uma das partes mais caras das edificações, por isso, foram concentradas em espaços específicos para melhorar a qualidade dos espaços internos.
Os clientes eram um casal, cujo pedido original era ter um grande terraço para fazer ioga livremente sob o sol. A partir disso, a melhor maneira de oferecer ar fresco e luz natural aos espaços internos foi conectar o terraço com a sala de estar e dar ao quarto grandes janelas, como se houvesse na casa um órgão respiratório para deixar a casa respirar.
O segundo pavimento da metade leste do terreno foi escolhido como o espaço privado ao ar livre por estar voltado para o telhado da garagem do vizinho de apenas um pavimento, a sul. Por conta da baixa altura da garagem, algo raro em Tóquio foi alcançado: numa área residencial de alta densidade, o espaço ao ar livre fica exposto à luz do sol.
Ao idealizar um grande tubo retangular no sentido norte-sul, um espaço aberto luminoso e arejado foi obtido. Ao mesmo tempo, a privacidade deste espaço se mantém protegida contra as janelas das casas vizinhas a leste, por conta da parede fechada nesta direção.
Tentou-se conceber este espaço o mais largo possível, para que fosse possível obter mais luz do sol e maior porção de céu azul. No entanto, ter um grande espaço externo numa área de terreno limitada significa reduzir o espaço interno da casa. Para compensar essa perda, um sótão para armazenamento foi inserido entre o primeiro e segundo andar, cujo pé-direito é inferior a 1,40m.
Com essa disposição dos espaços, esta casa obteve uma quantidade suficiente de espaços utilizáveis enquanto foi melhorada a iluminação natural da sala de estar e do terraço.
Como foi visto, Casa Pequena com Grande Terraço cria espaços internos confortáveis ao conectá-los à extensão ilimitada do espaço externo. A maneira mais eficaz para alcançar amplitude real em domicílios urbanos localizados em áreas de alta densidade habitacional é incorporar espaços externos ao design, ao invés de tentar conceber espaços internos maiores, o que é inevitavelmente limitado pelo tamanho do terreno.
Originalmente publicado em Junho 12, 2016